Camomila Romana
- 22 de out.
- 5 min de leitura
De planta curadora a moduladora de almas

Por Maria Ábramo Editado e publicado por José Octávio Abramo
Alquimia, magia e a fofoca dos antigos
A pedido dos magos, bruxas e alquimistas que integram nossa comunidade e operam a Alquimia Verde, trago hoje um mergulho nos segredos cósmicos da flor que prova que a serenidade é o verdadeiro ouro do cotidiano: a Camomila Romana (Chamaemelum nobile). Preparem seus caldeirões, retortas e fogo brando!
Uma flor que viu a História
Antes de ser a rainha do chá relaxante, a Camomila Romana já era uma celebridade na Antiguidade. Se você pensa que a Camomila só serve para acalmar os bebês com dodói ou aliviar a ressaca, saiba que ela tem um currículo que enriqueceria qualquer grimório na estante dos sábios.
Os egípcios a consideravam uma erva sagrada, um presente do deus Sol, usada para curar febres e consagrar aos deuses a bem-aventurança da vida próspera.
Os gregos, "pais" da medicina, como Hipócrates, a prescreviam para problemas nervosos e ginecológicos, chamando-a de Kamai (fruto da Terra).
Romanos eram práticos, usavam-na no banho e como incenso para dar coragem às tropas e nos banhos para refrescar os generais após batalhas, afinal, até o centurião mais bravo precisava de paz interior.
A Camomila é, de fato, um dos primeiros registros de um "calmante" universal, mostrando que a busca pelo equilíbrio não é invenção da nossa era de burnout, stress e ansiedade, mas uma necessidade ancestral de acalmar príncipes e plebeus.
Magia ancestral: a Camomila Romana é criadora de oportunidades ligadas ao dinheiro, ao campo dos sonhos e a paz de estar centrado e autorregulado
Se a ciência ama sua química, a magia ama sua vibração. A Camomila é universalmente associada à calma, ao dinheiro e à pacificação.
Essa é a parte fascinante: a intersecção entre a ciência moderna e a sabedoria ancestral, onde a Camomila Romana se torna um portal para o equilíbrio das energias.
Para atrair dim-dim, desde os tempos mais remotos é só ter ramos ou um pouca da erva por perto. Os olfattórios (feitos de chá hiper concentrado de Camomila Romana, usados como spray, os hidrolatos e também o óleo diluído nas mãos antes de fechar um bom negócio, antes de reuniões de trabalho e vendas, são como dar um "tapa na sorte". Coloque-a também em sachês de prosperidade guardados na carteira! Use em seu trabalho.
Para o sono e a proteção, o uso clássico e imbatível. Colocada sob o travesseiro, garante um sono tranquilo, ou com sonhos que nos avisam e nos preparam, às vezes até rola uns pesadelos, mas eles chegam para afastar as energias negativas que você mesmo gera. Sim, aquela ansiedade antes de dormir conta!
Quebrar umas mandingas, ah, isso ela sempre foi doutora. Um bom banho de descarrego com Camomila ajuda a quebrar feitiços, limpar a aura e, o mais importante, a esfriar as energias de raiva e frustração que nos paralisam.
O segredo dos alquimistas: a Camomila é uma terapeuta de plantas
Para os alquimistas, as plantas não são apenas a produção de princípios ativos e de química “sanatória” e sim a manifestação de forças cósmicas. O segredo da Camomila está no seu papel de moduladora universal e sua conexão com a força do Archeus. Calma que vou falar de Archeus.
O médico das plantas e o Archeus
O segredo mais fofo e alquímico da Camomila é que ela era plantada ao redor de outras ervas doentes. Ela conseguia curar ou fortalecer as plantas vizinhas, absorvendo a energia negativa ou transmitindo sua própria vitalidade.
Na visão alquímica, isso mostra a capacidade suprema de temperança. A Camomila Romana harmoniza o Archeus de plantas, animais e de nós humanos. A nossa força vital, o espírito interno que nos equilibra todo o tempo para que possamos viver. É a amiga que te tira da encrenca e te bota no eixo!
O Tria Prima e a temperança
Paracelso, nosso alquimista favorito, baseou a cura nas Três Substâncias Alquímicas (Tria Prima): enxofre, mercúrio e sal.
A Camomila Romana é a "erva da temperança" porque ela atua no equilíbrio fino desses três pilares que compõem o ser.
Enxofre (fogo/alma e raiva): a Camomila "esfria" o fogo e a raiva excessiva. Ela doma o sulphur descontrolado que nos faz explodir. Em equilíbrio nos faz construir com prazer.
Mercúrio (água/espírito e tensão nervosa): ela estabiliza o mercurius instável, aquele que causa ansiedade, insônia e as doenças nervosas que os antigos chamavam de "doenças do espírito". Equilibrado vivemos felizes e nos tornamos generosos.
Sal (terra/corpo e estrutura): fortalece a estrutura física, sendo usada topicamente para restaurar e cicatrizar a pele, o nosso invólucro material. Então é por isso que a Camomila Romana é a mais conhecida para doenças que surgem na pele.
O segredo desta temperança está nos ésteres (os principais componentes do seu óleo essencial). Na química moderna, eles são conhecidos por serem "agentes de pacificação e dissolução da raiva"!
A tríade da vida na espagiria - para ninguém dizer que não mostramos todos os segredos
Para os puristas da Alquimia Verde, lembramos a aplicação prática do Tria Prima que dá forma à nossa obra da espagaria, ou obra verde. Quando o enxofre é a alma, extraída como os óleos essenciais. O mercúrio é o espírito, obtido pela fermentação de ervas em água, o álcool e o sal é o corpo, as cinzas purificadas que dão estrutura e fixidez.
Trabalhar com a Camomila Romana e considerar todos esses pontos, você tem seu caminho aberto para a cura do que te desarmoniza. Partindo de ervas que podem ser trabalhadas, em tinturas, e em reduções, aproveitando todo o seu potencial. É sim chá para tomar, olfattórios da MAB para borrifar nos ambientes e criar harmonia em nosso interior, os extratos e tinturas para preservar o supra sumo da Camomila Romana, o simples "Plus aromático", o divino "Pim aromático" que nos toca em pontos da verdade. Quando estudamos a fundo, quando usamos de mil formas nós incorporamos a erva em questão. O convite aqui é para que você se torne um com a Camomila Romana para utilizar terapeuticamente em si e nos que você assiste.
Quer virar um mestre da Camomila Romana?
O verdadeiro segredo da Camomila, tanto na magia ancestral quanto na alquimia moderna, está na sua capacidade única de induzir o relaxamento profundo, liberando o corpo do estresse, que é o verdadeiro veneno que impede saúde plena e evolução.
Se você se interessou por essa intersecção mágica e quer aprender a aplicar a camomila romana de forma prática e profunda, não perca o conteúdo exclusivo que preparei.
Maria Ábramo




Comentários